Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Entenda a Palavra de Deus

Entenda a Palavra de Deus

Talvez o Texto mais importante: Romanos 8.28-33 - 2ª parte

Agora, observe a implicação disto no significado de conhecer de antemão, no versículo 29. Quando Paulo disse: “aos que de antemão conheceu, também os predestinou” (v. 29), as suas palavras não podem significar (como muitos tentam fazer crer) que Deus conheceu de antemão aqueles que usariam o seu livre arbítrio para virem à fé, para que Ele os predestinasse para a filiação, porque fizeram por si mesmos essa livre escolha. Esse não é o significado da afirmação de Paulo, porque acabámos de ver, com base no versículo 30, que a causa decisiva da fé nos justificados não é a vontade humana caída e sim o soberano chamado de Deus.

 

Deus não conheceu de antemão aqueles que vêm à fé, sem a Sua obra de criar a fé, porque tais pessoas não existem. Todo aquele que crê foi “chamado” à fé pela graça soberana de Deus. Quando Deus olhou desde a eternidade para o futuro e viu a fé dos eleitos, Ele viu a Sua própria obra. E escolheu fazer incondicionalmente essa obra por pecadores mortos, cegos e rebeldes. Pois não éramos capazes de satisfazer a condição de fé. Somos espiritualmente mortos e cegos.

 

Portanto, o conhecer de antemão mencionado em Romanos 8.29 não é o mero conhecimento de algo que acontecerá no futuro, sem a predeterminação de Deus. Antes, é o tipo de conhecimento referido em textos do Antigo Testamento como Génesis 18.19: “Porque eu o [Abraão] escolhi [literalmente, conheci] para que ordene a seus filhos… a fim de que guardem o caminho do SENHOR”, Jeremias 1.5: “Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações”, e Amós 3.2: ”De todas as famílias da terra, somente a vós outros [Israel] vos escolhi [conheci]”. Num sentido, Deus conhece todas as famílias da terra. Mas o significado aqui é: somente vós, ó Israel, eu escolhi para mim mesmo.

 

Como disse C. E. B. Cranfield, o conhecer de antemão em Romanos 8.29 é a “graça electiva de Deus tomando conhecimento especial de uma pessoa”. Esse conhecer de antemão é quase o mesmo que eleição: “Porquanto aos que de antemão conheceu (isto é, escolheu), também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho”.

Logo, o que este magnificente texto (Romanos 8.28-33) ensina é que Deus realiza a redenção completa do seu povo, desde o começo até ao fim. Ele conhece de antemão (ou seja, elege) um povo para si mesmo, antes da fundação do mundo, predestina este povo para ser conformado à imagem do Seu Filho, chama-os para Si mesmo pela fé, justifica-os somente pela fé e, finalmente, glorifica-os. E  nada pode separá-los do amor de Deus em Cristo, para sempre e sempre (Romanos 8:39). A Ele seja todo o louvor e a glória!

 

Se você é um crente em Cristo, é amado por Deus desde toda a eternidade. Ele colocou Seu favor sobre si antes da criação do mundo. Ele escolheu-o quando o viu em sua condição desesperadora. Ele escolheu-o incondicionalmente par Si mesmo. Não podemos vangloriar-nos da nossa eleição. Isso seria um profunda incompreensão do significado da incondicionalidade. Quando não tínhamos nada, de maneira alguma, a recomendar-nos a Deus, Ele colocou espontaneamente o Seu favor sobre nós.

 

Aconteceu connosco o mesmo que aconteceu na eleição de Israel: “Não vos teve o SENHOR afeição, nem vos escolheu porque fôsseis mais numerosos do que qualquer povo, pois éreis o menor de todos os povos, mas porque o SENHOR vos amava” (Deuteronómio 7.7-8). Leia com atenção: Ele ama-o porque o ama. Ele resolveu fazer isso na eternidade. E, porque o Seu amor por você nunca teve um começo, não pode ter fim. O que temos vindo a compartilhar, é apenas a maneira como Deus realiza este amor eterno na história, para salvar o Seu povo e trazer-nos ao gozo eterno d'Ele mesmo. Que Deus o conduza à experiência cada vez mais profunda desta graça soberana e maravilhosa.

 

Do livro: 5 Pontos

John Piper

Próximo post: Perseverança dos Santos

 

doutrinas-da-grac3a7a.jpg