Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Entenda a Palavra de Deus

Entenda a Palavra de Deus

Sobre o Carácter e o Propósito da Igreja

 
Aprendemos que a igreja deve ser uma congregação de pessoas que estão sujeitas à verdade e à autoridade da Bíblia, a fim de serem ensinadas, treinadas, repreendidas e corrigidas (2 Timóteo 3:16). E o ensino correcto da Palavra de Deus implica apresentar como sua mensagem central as boas-novas da morte vicária e ressurreição de Jesus por pecadores (1 Coríntios 15:1-3). Portanto, a igreja é edificada numa mensagem específica e não em ideias ou filosofias aleatórias.
A prioridade do baptismo e da Ceia do Senhor enfatiza a necessidade de a igreja ser uma comunidade definida, firmada sobre o evangelho de Jesus Cristo. Ambas as ordenanças são meios do povo de Deus vivenciar e lembrar  o que nós somos por meio da fé na morte e na ressurreição de Jesus por nós. E ambas distinguem que é e quem não é parte do povo de Deus.
O baptismo é o ponto de entrada na igreja. Simboliza a morte do cristão para o pecado; simboliza a ressurreição com Jesus para uma nova vida e a entrada na família de Deus (Mateus 28:19). Ocorre somente uma vez, quando a pessoa crê pela primeira vez.

A Ceia do Senhor é repetida muitas vezes durante toda a vida cristã. Jesus instruiu os seus seguidores a partirem o pão e beberem o cálice em lembrança do Seu corpo partido e do Seu sangue derramado na Sua morte expiatória na cruz (1 Coríntios 11:23-26). Quando os membros de uma igreja local celebram a Ceia do Senhor, proclamam juntos que a morte De Jesus é a fonte da sua salvação. E dizem uns aos outros e ao mundo que os observa: «Ainda estamos aqui. Ainda estamos prosseguindo pela fé. Estamso conectados com Cristo e uns com os outros porque Ele morreu pelos nossos pecados e tornou-nos filhos de Deus".

O Novo Testamento está cheio de instruções práticas sobre o que a igreja local deve ser e fazer. Vemos que as igrejas são organizadas sob a liderança de homens que satisfazem qualificações de carácter claramente definidas. Têm de governar bem a sua própria família, praticar e ensinar a sã doutrina (1 Timóteo 3; Tito 1:5-9). Essas qualidades são importantes porque um dos propósitos primários da igreja é ensinar os cristãos a conhecerem a Deus e a obedecer-Lhe. A igreja é também o lugar em que os cristãos recebem cuidado e encorajamento uns dos outros. Na igreja local, os cristãos põem em prática os mandamentos bíblicos de amar, servir, honrar, encorajar-se unas aos outros e orar uns pelos outros (João 13:34; Gálatas 5:13; Romanos 12:10; Tiago 5:16; 1 Tessalonicenses 5:11).

É importante que pertençamos a uma igreja Local?
Claro que sim. Isso é ilustrado em passagens bíblicas que estimulam os cristãos a honrarem e a obedecerem aos líderes da igreja local (Hebreus 13:17), a aceitarem a disciplina da comunidade (Mateus 18:15-19; Gálatas 6:1) e a não negligenciarem o ajuntamento com os outros crentes (Hebreus 10:25).

Tudo isso significa que o Novo Testamento pressupõe que os crentes participarão de uma igreja local na qual recebem o baptismo, participam da Ceia do Senhor, recebem o ensino da Palavra de Deus, adoram, usam os seus dons para servir, são cuidados espiritualmente por líderes qualificados, são responsáveis a uma comunhão em amor e dão testemunho da morte salvadora de Jesus Cristo aos incrédulos. Os cristãos devem reunir-se e congregar não apenas para o bem da sua própria saúde espiritual, mas também para que o mundo ao redor deles possa ver claramente a realidade de Jesus Cristo.
 
Joshua Harris
Cave mais Fundo
 

noiva e leão.jpg