Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Entenda a Palavra de Deus

Entenda a Palavra de Deus

SÓ HÁ DUAS religiões no mundo! 1ª parte

Alguns de vocês estão a pensar que enlouqueci, e alegam: "Como é que Jesus podia fazer da religião uma questão tão inequívoca quando há tantas religiões diante dos homens?"
Bem, eu repito: não há muitas religiões. Só há a verdadeira e a falsa religião - a certa e a errada. Isso é tão simples como afirmo. De facto, em todo o Sermão do Monte, Jesus contrasta a verdadeira religião (os padrões d'Ele) com as falsas religiões (a religião da época, a religião do homem). O contraste é entre a justiça divina e as suas exigências e a justiça do homem e as suas exigências. O contraste é entre Cristo e entre os escribas e os fariseus. O contraste NÃO é entre a religião e o paganismo.
Muitas pessoas interpretam Mateus 7:13-14 no sentido de que o caminho estreito é o caminho do cristianismo, que leva ao céu, e que o caminho largo é a orgia ébria que leva ao inferno. No entanto, Jesus não está a contrastar a piedade e o cristianismo com as multidões irreligiosas, pagãs, abertamente lascivas, cobiçosas e imorais, que seguem alegremente para o inferno.
Ele está a contrastar dois tipos de religião, ambos identificados como "Este é o caminho que leva para o céu". 
 
Satanás não identifica o caminho largo como "Este é o caminho que leva para o inferno". Isso não seria enganoso. Não temos nas palavras de Jesus um contraste entre religião e paganismo, entre justiça e injustiça evidente; o que temos aqui é um contraste entre justiça divina e justiça humana, entre religião divina e religião humana, entre religião verdadeira e religião falsa. Por exemplo: o problemas dos fariseus era que eles "confiavam em si mesmos, por se considerarem justos" (Lucas 18:9). Essa era a religião deles, mas era errada.
 
Todo o homem faz uma escolha. Ou pensa que é bastante bom em si mesmo, ou faz do seus sistema religioso o caminho para o céu; ou sabe que não é bom em si mesmo e lança-se sobre a misericórdia de Deus por meio de Cristo. Só há dois sistemas de religião neste mundo!
 
Talvez possamos identificar milhares de nomes e termos religiosos diferentes, mas só há duas religiões no mundo. 
Há a religião da realização divina _ Deus fez tudo em Cristo; e há a religião da realização humana _ nós fazemos algo. A primeira é a religião da graça; a segunda é a religião das obras. Portanto, há a religião da fé, ou há a religião da carne; há a religião do coração e há a religião do exterior.
 
Os sistemas de religião criados pelo homem baseiam-se na ideia de que não precisamos realmente de um Salvador, mas que temos em nós mesmos a capacidade e a habilidade de desenvolver a nossa própria justiça. Basta criar um ambiente religioso, algumas regras, algumas rotinas, alguns rituais, e fá-la-emos funcionar por nós mesmos. Isso é a religião da realização humana e surge com inúmeros títulos diferentes, mas cujo sistema é o mesmo porque é desenvolvido a partir da mesma fonte - o próprio Satanás. Ele coloca-o em embalagens diferentes, mas o produto é o mesmo. Por outro lado, a religião da realização divina é o cristianismo e permanece sozinha. 
 
 
John MacArthur
"Qual é o Caminho para o Céu?" Mateus 7:13-14
Sermão pregado em 18 de Maio de 1980
 
 

duas_portas.jpg