Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Entenda a Palavra de Deus

Entenda a Palavra de Deus

Sermão do Monte - Mateus 5:1-5

"E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos; E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:" - Mateus 5:1-2

 

A mensagem nos capítulos 5 a 7 de Mateus é chamada de Sermão da Montanha ou do Monte, porque Jesus pronunciou-a num monte nas proximidades de Cafarnaum. Este sermão provavelmente foi proferido em vários dias de pregação. Nele, Jesus revelou o seu pensamento em relação à lei. Demonstrou que posição social, autoridade e dinheiro não são importantes no Seu Reino, o que importa é a fiel obediência a Deus.

O Sermão do Monte desafiou os líderes religiosos daquela época, orgulhosos e legalistas. O sermão chamou-os de volta às mensagens dos profetas do Antigo Testamento, que, como Jesus, ensinaram que a obediência sincera a Deus é mais importante do que a aplicação leviana da lei.

Grandes multidões seguiram Jesus. Ele era o principal assunto da cidade; todos queriam vê-Lo. Os discípulos, companheiros mais íntimos deste Homem popular, certamente foram tentados a sentirem-se mais importantes, orgulhosos e possessivos. Estar com Jesus não apenas lhes garantia prestígio, mas também poderia constituir-se numa oportunidade para receber dinheiro e poder.

As multidões reuniam-se mais uma vez. Porém, antes de se dirigir a tão grande número de ouvintes, Jesus chamou seus discípulos à parte e advertiu-os sobre as tentações que enfrentariam como companheiros d'Ele. Disse-lhes que não esperassem fama e fortuna, mas pranto, fome e perseguição. No entanto, Jesus garantiu aos seus discípulos que seriam recompensados, mas talvez não nesta vida.

Pode haver ocasiões em que seguir a Jesus traga grande popularidade. Aqueles que não viverem de acordo com as palavras de Jesus neste sermão poderão, para sua própria desgraça, usar a mensagem de Deus somente para promover os seus interesses pessoais.

 

"Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;" - Mateus 5:3-5

 

Jesus começou o Seu sermão com palavras que parecem contradizer-se. Mas o modo de vida de Deus normalmente contradiz o do mundo. Se você deseja viver para Deus, deve estar pronto para dizer e fazer o que parece estranho para o mundo. Deve estar disposto a dar quando os outros roubam, amar quando os outros odeiam, ajudar quando os outros abusam. Tem que estar disposto a abrir mão dos seus direitos e benefícios a fim de servir os outros; um dia receberá tudo o que Deus tem reservado para si.

 

Adaptado de: Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal

 

1 comentário

Comentar post