Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Entenda a Palavra de Deus

Entenda a Palavra de Deus

Sacrifícios de Levítico - Explicação e Importância

O Livro de Levítico é dedicado à adoração e a sua mensagem central é a santidade de Deus.

 

Do capítulo 1 ao 17, temos um manual de adoração ao Deus Santo:

1. Instruções para as ofertas

2. Instruções para os sacerdotes

3. Instruções para o povo

4. Instruções para o altar

 

Do capítulo 18 ao 27, o livro de Levítico ensina o povo a viver em santidade:

1. Normas para o povo

2. Leis para os sacerdotes

3. As Festas e as estações

4. Recebendo a bênção de Deus

 

Vamos agora ver o significado dos sacrifícios e como eles apontavam para o nosso Salvador, Jesus Cristo:

 

Sacrifício/Holocausto

Explicação: Cinco tipos de sacrifício atendiam a dois propósitos principais: demonstrar adoração, gratidão e devoção; e expiar a culpa e o pecado. As ofertas de animais indicavam que a pessoas estava a entregar a sua vida a Deus por meio da vida do animal sacrificado.

 

Importância: Os sacrifícios (ofertas) serviam para adoração e perdão dos pecados. Através deles, aprendemos sobre o custo do pecado, pois percebemos que não nos podemos perdoar a nós mesmos. O sistema de Deus diz que uma vida precisa ser dada em lugar de outra. No Antigo Testamento, o animal oferecido em lugar da pessoa era uma medida provisória, à espera do sacrifício definitivo de Jesus, que removeria o pecado de todos aqueles que O recebessem como Senhor e Salvador.

 

Adoração

Explicação: Havia sete festas que assinalavam os feriados nacionais e religiosos, e que costumavam ser celebradas em família. Essas ocasiões ensinam-nos muito sobre a adoração a Deus, tanto em celebração como em dedicação silenciosa.

 

Importância: As regras de Deus quanto à adoração estabelecem um padrão regular de comunhão com Ele. Elas incluem momentos de celebração e agradecimento, bem como de reverência e consagração. A nossa adoração deveria ser um momento de devoção profunda.

 

Saúde

Explicação: Regras civis acerca de alimentação, doenças e sexo eram ensinadas. Nestes princípios físicos, muitos princípos espirituais eram sugeridos. Israel tinha de ser diferente das nações vizinhas. Deus estava a preservar os seu povo de males e problemas de saúde na comunidade.

 

Importância: Precisamos ser diferentes moral e espiritualmente dos ímpios que nos cercam. Os princípios para uma vida saudável são tão importantes hoje quanto nos dias de Moisés. Um ambiente e um corpo saudáveis tornam o nosso culto a Deus mais eficiente.

 

Santidade

Explicação: Santo significa "separado" ou "consagrado". Deus retirou o seu povo do Egipto e agora retirava o Egipto do seu povo. Eles estava a mostrar-lhes como trocar o modo de viver e de pensar egípcio pelos Seus caminhos.

 

Importância: Cada área da nossa vida precisa ser declarada a Deus. Ele requer absoluta obediência nas motivações e na prática. Embora não observemos todas as práticas de adoração de Israel, precisamos ter o mesmo espírito de preparo e devoção.

 

Levitas

Explicação: Os levitas e sacerdotes instruíam o povo acerca da adoração. Eles eram os ministros dos seus dias. Também regulavam as leis morais, civis e cerimoniais, e supervisionavam a saúde, a justiça e o bem-estar da nação.

 

Importância: Os levitas eram servos que mostraram a Israel o caminho até Deus. Eles proveram a base histórica para Cristo, que é o nosso Sumo Sacerdote e também nosso Servo. Os verdadeiros servos de Deus cuidam de todas as necessidades do seu povo.

 

Fonte: Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal