Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Entenda a Palavra de Deus

Entenda a Palavra de Deus

Sabe qual o contexto das palavras do apóstolo Paulo?

"As mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei." - 1 Coríntios 14:34

Não sei se já vos aconteceu, mas quando alguém tenta provar-me que a Bíblia é um livro antigo e ultrapassado e que não é válido nos nossos dias, envia-me este versículo
Sorrio... e invariavelmente respondo com uma pergunta:
_ Conhece História da Igreja? Sabe qual o contexto das palavras do apóstolo Paulo?
Então, passo a explicar: Será que as palavras de Paulo significam que as mulheres não devem falar nos cultos da igreja hoje? _NÃO!
Está claro no capítulo 11, versículo 5 desta mesma carta que as mulheres oravam e profetizavam na adoração pública. Também está escrito nos capítulos 12 e 14 que as mulheres recebiam dons espirituais e eram encorajadas a exercitá-los no corpo de Cristo. As mulheres têm muito a contribuir e podem participar activamente nos cultos.
Na cultura coríntia, não era permitido que as mulheres confrontassem os homens em público. Aparentemente algumas mulheres que se haviam tornado cristãs pensavam que a sua liberdade cristã lhes dava o direito de questionar os homens durante a adoração pública. Tal atitude estava a causar divisões naquela igreja. Além disso, as mulheres daquela época não recebiam educação religiosa formal como os homens. Elas faziam perguntas durante os cultos que poderiam perfeitamente ser feitas em casa, sem a necessidade de estar constantemente a interromper o culto.
Paulo apenas pediu que as mulheres não ostentassem a sua liberdade cristã durante a adoração. O propósito das palavras de Paulo era promover a unidade, e não ensinar sobre o papel das mulheres na igreja.

Hoje, no contexto que vivemos, seria útil os pastores dizerem antes do princípio dos cultos:
"OS IRMÃOS E AS IRMÃS DESLIGUEM OS TELEMÓVEIS NA IGREJA!"