Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Entenda a Palavra de Deus

Entenda a Palavra de Deus

Raízes míticas atribuídas à doutrina e práticas cristãs _ "O baptismo"

Foram observados banhos cerimoniais como meio de purificação estabelecido por religiões do mundo inteiro e muito tempo antes de Jesus. Portanto, foi sugerido, que os cristãos copiaram o rito do baptismo das religiões pagãs vizinhas. Mas essa é uma simplificação grosseira. Só a tentativa de encontrar um estrito paralelo dos ritos pagãos com o baptismo judeu já seria uma simplificação. Para uma abordagem completa desse assunto, o livro de Gunter Wagner, Pauline Baptisme and the Pagan Mysteries, deve ser consultado. 

O baptismo cristão é uma demonstração da identificação do crente com Jesus na Sua morte, sepultamento e ressurreição. Os cultos de mistério eram diferentes, Herman Ridderbos, professor de Novo Testamento no Seminário de Kampen, na Holanda, declara que "em nenhuma parte das religiões de mistério há um tal simbolismo de morte presente no 'baptismo' ritual". 

Mais importante, a cronologia não concorda uma vez mais com uma concepção sincretista. Nash indica:

 

«Banhos cerimoniais anteriores ao Novo Testamento têm um significado diferente do baptismo cristão, enquanto os banho pagãos após 100 d.C. chegaram muito tarde para influenciar o Novo Testamento e, de facto, poderiam ter sido influenciados pelo cristianismo.»

 

As evidências apontam para a prática do baptismo cristãos a originar-se no baptismo judeu, tendo o seu significado arraigado nos eventos históricos da morte, sepultamento e ressurreição de Jesus.

 

"Respostas Convincentes", pág. 184

No próximo post: Raízes míticas atribuídas à doutrina e práticas cristãs _ "A ressurreição"

 

baptismo-de-Jesus.jpg