Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Entenda a Palavra de Deus

Entenda a Palavra de Deus

Os Requisitos para a Salvação como Dons de Deus

Agora, considere a maneira como Paulo descreveu o arrependimento como um dom de Deus. Em 2 Timóteo 2:24-25, ele disse: “Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente, disciplinando com mansidão os que se opõem, na expectativa de que Deus lhes conceda o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade”.

 

Assim como Jesus disse que o vir a Ele é dado pelo Pai (João 6:44), assim também Paulo disse, nesta passagem, que o arrependimento é “concedido” pelo Pai. Deus pode dar o arrependimento. Observe que Paulo não estava apenas a dizer que a salvação é um dom de Deus. Ele estava a dizer que os requisitos para a salvação também são um dom. Quando uma pessoa ouve o pregador dizer: «Arrependa-se e venha a Cristo», ela pode escolher resistir a essa exortação. Pode desobedecer-lhe e dizer: «Não, eu não me vou arrepender de nada».

 

No entanto, se Deus lhe o arrependimento, ela não pode resistir, porque o próprio significado do dom do arrependimento é que Deus mudou o nosso coração e tornou-o disposto a arrepender-se. Em outras palavras, o dom do arrependimento é a anulação da resistência ao arrependimento. Esta é a razão por que chamamos “graça irresistível” a esta obra de Deus. A resistência ao arrependimento é substituída pelo dom do arrependimento. Foi assim que todos nós chegámos a arrepender-nos.

 

Milhares de pessoas verdadeiramente arrependidas não sabem disso. Aprenderam coisas erradas sobre a forma como foram convertidas e, por isso, estão paralisadas na sua adoração e amor. Talvez você seja uma delas (como eu fui um dia). Se isso é verdade, não fique com raiva dos seus mestres, exulte com grande alegria por ter compreendido 1 Timóteo 2:25, e permita que o seu coração transborde de gratidão e de alegria humilde por causa da nova consciência  de quão admirável é o seu arrependimento. É um dom totalmente gratuito de Deus. Isso significa que Ele o ama mais particularmente do que você alguma vez havia pensado.

 

Do livro: 5 Pontos

John Piper

 

Amanhã: Nunca é Contra a Nossa Vontade