Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Entenda a Palavra de Deus

Entenda a Palavra de Deus

O indivíduo beneficia espiritualmente quando a Palavra o convence de pecado.

 

Este é o primeiro préstimo do estudo da Palavra: revelar a nossa depravação, desmascarar a  nossa vileza, tornar conhecida a nossa iniquidade.

A vida moral de um  homem pode ser irrepreensível, seu trato com os seus semelhantes pode  ser sem faltas; mas quando o Espírito Santo aplica a Palavra ao seu  coração e à sua consciência, abrindo os seus olhos fechados pelo pecado  para que perceba a sua relação e a sua atitude para com Deus, então ele  exclama:

"Ai de mim! Estou perdido!" (Isaías 6:5). É desse modo que toda  a alma verdadeiramente salva é levada a perceber a necessidade que tem  de Cristo. "Os sãos não precisam de médicos, e, sim, os doentes" (Lucas  5:31).

Contudo, somente quando o Espírito aplica a Palavra, com poder  divino, é que qualquer indivíduo é levado a sentir-se enfermo, enfermo  até à morte.

 

Essa convicção, que impressiona o coração com o facto  de que o pecado produziu tremenda devastação na constituição humana, não  se restringe à experiência inicial, que precede de imediato à  conversão. De cada vez que Deus bendiz a sua Palavra em meu coração, sou  levado a sentir quão longe ando do padrão que Ele me apresenta, a  saber:

 

"...tornai-vos santos também vós mesmos em todo vosso  procedimento" (1 Pedro 1:15).

 

Aqui, por conseguinte, temos o primeiro  teste a ser aplicado: quando leio acerca dos tristes fracassos de  diferentes personagens das Escrituras, isso faz-me perceber quão  infelizmente parecido com eles eu sou? E quando leio sobre a vida  bem-aventurada e perfeita como a de Cristo, isso faz-me reconhecer quão  terrivelmente diferente sou eu d'Ele?

 

A. W. Pink

Livro: Enriquecendo-se Com a Bíblia, Ed. Fiel, 1979.

No post seguinte veremos como: "O indivíduo se beneficia  espiritualmente quando a Palavra o faz entristecer-se por causa do  pecado."