Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Entenda a Palavra de Deus

Entenda a Palavra de Deus

Jesus Deu a Vida pelas Ovelhas

Há muitas passagens bíblicas que apoiam o que acabamos de ver e ensinam que o propósito de Deus na morte de Cristo incluía o ajuntamento de um povo da nova aliança por meio da sua graça irresistível.

Por exemplo, em João 10:15, Jesus disse: “Dou a minha vida pelas ovelhas”. Isto não é o mesmo que dizer “dou a minha vida por todas as pessoas”. No evangelho de João, “as ovelhas” não são todas as pessoas. Nem a palavra “ovelha” se refere àqueles que haviam usado o seu poder de autodeterminação para produzirem fé. Em vez disso, as ovelhas são aqueles que Deus escolheu  e deu ao Filho (João 6:37, 44). A sua fé só é possível porque são ovelhas.

 

Vemos isto em João 10:25, onde lemos que Jesus disse: “Vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas”. Noutras palavras, ser uma ovelha capacita a pessoa a crer e não o contrário. Portanto, as ovelhas não se tornam primeiro ovelhas por crerem; elas são capazes de crer porque são ovelhas. Por isso, quando Jesus disse: “Dou a minha vida pelas ovelhas”, as suas palavras significam: por meio do meu sangue, eu compro aqueles que o meu Pai me deu e obtenho  a fé e todas as bênçãos que são dadas àqueles que estão unidos a mim.

 

João 17 segue a mesma direcção. Ali, Jesus limita a sua oração às suas ovelhas _ àqueles que o Pai Lhe deu.

 

“Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo. Eram teus, tu mos confiaste […]É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus […] E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade” (João 17: 6,9,19).

 

A santificação em vista nestas palavras era a morte de Jesus, que Ele estava prestes a sofrer. Portanto, Jesus estava a dizer que a sua morte visava especificamente aqueles em favor de quem Ele orava. “É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste” (João 17:9). E por estes Ele se santificou. Por estes Ele deu a sua vida.

 

Do livro: 5 Pontos

John Piper

Próximo post: Jesus Morreu para Reunir os Filhos de Deus