Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Entenda a Palavra de Deus

Entenda a Palavra de Deus

Graça Irresistível _ Introdução

Graça Irresistível _ Introdução

 

Com o passar dos anos, tenho visto que a maioria dos cristãos tem uma experiência consciente e pessoal da graça irresistível, embora nunca lhe tenham dado esse nome. Esta experiência pessoal da realidade da graça irresistível ajuda as pessoas a assimilarem mais rapidamente do que tratam os cinco pontos. Sendo mais específico, raramente encontro crentes que querem receber o crédito pela sua própria conversão. Há algo da verdadeira graça no coração do crente, que o faz querer dar toda a glória a Deus pela sua salvação. Por exemplo, se você perguntar a um crente como responderá à pergunta de Jesus no último julgamento: «Porque é que creste em mim quando ouviste o evangelho, mas os teus amigos não creram?», poucos crentes (ou mesmo nenhum) responderão: «Porque eu fui mais sábio, ou mais esperto ou mais espiritual, ou mais treinado, ou mais humilde». A maioria de nós sente instintivamente que deve glorificar a Deus pela Sua graça e dizer: «Se não fosse pela graça de Deus, eu também estaria perdido».

Em outras palavras, sabemos intuitivamente que a graça de Deus foi decisiva na nossa conversão. Isso é o que pretendemos dizer com a expressão “graça irresistível”.

 

Mas Resistimos Realmente à Graça

 

A doutrina da graça irresistível não significa que o homem não possa resistir toda a influência do Espírito Santo.

Significa que o Espírito santo, sempre que quer, pode vencer toda a resistência e tornar a Sua influência irresistível.

Em Atos 7:51, lemos que Estevão disse aos líderes judeus: “Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e de ouvidos, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim como fizeram vossos pais, também vós o fazeis”. E Paulo falou sobre entristecer e apagar o Espírito Santo (Efésios 4:30; 1 Tessalonicenses 5:19). Deus faz muitos apelos e sugestões aos quais o homem resiste. De facto, toda a história de Israel no Antigo Testamento é uma longa história de resistência humana aos mandamentos e às promessas de Deus, como nos mostra a parábola dos lavradores maus (Mateus 21:33-43, Romanos 10:21). Esta resistência não contradiz a soberania de Deus. Ele permite-a e vence-a sempre que quiser.

 

A doutrina da graça irresistível significa que Deus é soberano e pode suplantar toda a resistência quando quiser. “Segundo a sua vontade, ele opera com o exército e os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão” (Deuteronómio 4:35). Quando Deus age para cumprir o Seu propósito soberano, ninguém pode resistir-Lhe: “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado” (Jó 42:2).

 

Do livro: 5 Pontos

John Piper

Amanhã: A Obra de Deus em Trazer-nos à Fé

 

Reflexão-11.jpg