Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Entenda a Palavra de Deus

Entenda a Palavra de Deus

Génesis 1:25-26 _ Aplicação Prática

E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra." Génesis 1:25-26

 

Deus viu que o seu trabalho era bom. Algumas vezes as pessoas sentem culpa por passar um bom momento ou por se sentirem bem relativamente a um trabalho realizado. Isso não está certo. Assim como Deus viu que o seu trabalho era bom, podemos alegrar-nos com o nosso. Entretanto, jamis poderemos ficar satisfeitos com um trabalho realizado sem a aprovação de Deus.

_ O que é que temos feito que agrade tanto a Deus como a nós?

 

"Façamos o homem à nossa imagem". Porque é que Deus usou a forma plural?

Nós, cristãos, cremos que esta é uma referência à Trindade _ Deus, Jesus Cristo e o Espírito Santo _ todos um só Deus. Em Jó 33:4 e Salmos 104:30, sabemos que o Espírito de Deus esteve presente na criação. Em Colossenses 1:16, vemos que Jesus, Filho de Deus, estava trabalhando na criação e o evangelho de João diz-nos que "Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez." João 1:2-3

 

Em que sentido é que fomos feitos à imagem de Deus?

Obviamente Deus não nos criou exactamente iguais a Ele, porque Deus não possui corpo físico. Em vez disso, somos refexos da sua glória. Alguns pensam que a nossa razão, criatividade, discurso ou autodeterminação são a imagem de Deus. A verdade é que nunca seremos totalmente como Deus, pois Ele é o Criador supremo, porém temos a capacidade de reflectir seu carácter através do amor, perdão, paciência, bondade e fidelidade.

Saber que fomos criados à imagem de Deus e que compartilhamos muitas das suas características provê uma base sólida para a imagem própria. O auto valor do homem não está baseado em posses, conquistas, atractivos físicos ou aclamação pública. Ao contrário, está baseado no facto de ser criado à imagem de Deus. Porque fomos feitos à imagem d'Ele, podemos sentir-nos bem a respeito de nós mesmos. Criticar ou depreciar o que somos é criticar o que Deus fez e as habilidades que Ele nos tem dado. Saber que você é uma pessoa de valor, ajuda-o a amar a Deus, conhecê-Lo pessoalmente e prestar uma boa contribuição às pessoas ao seu redor.

 

Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal