Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Entenda a Palavra de Deus

Entenda a Palavra de Deus

Eleição Incondicional

Eleição Incondicional

 

Todos nós somos tão corrompidos que não podemos achegar-nos a Deus sem nascermos de novo pela graça irresistível de Deus, e se esta graça específica foi comprada por Cristo na cruz, então, é claro que a salvação de qualquer um de nós se deve à eleição de Deus. Ele escolheu aqueles para os quais mostraria graça irresistível e para os quais a compraria.

 

A eleição refere-se à escolha de Deus quanto àqueles a quem salvaria. É incondicional porque não há nenhuma  condição que o homem tenha de satisfazer antes de Deus escolher salvá-lo. O homem está morto em delitos e pecados. Por isso, não há nenhuma condição que ele possa satisfazer entes que Deus escolha salvá-lo da morte.

 

Não estamos a dizer que a salvação final é incondicional. Não é. Por exemplo, temos de satisfazer a condição de fé em Cristo para herdarmos a vida eterna. Mas a fé não é a condição para a eleição. É exactamente o contrário.  A eleição é uma condição para a fé. Porque nos escolheu desde a fundação do mundo, Deus comprou a nossa redenção na cruz, deu-nos vida espiritual por Sua graça irresistível e trouxe-nos à fé.

 

Eleição Anterior à Fé

 

Atos 13:48 relata como os gentios responderam à pregação do evangelho em Antioquia da Pisídia: “Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos os que haviam sido destinados par a vida eterna”.

Observe: o texto não diz que todos os que creram foram escolhidos para serem destinados à vida eterna. Diz que aqueles que foram destinados para a vida eterna (ou seja, aqueles que Deus escolheu) creram. A eleição por parte de Deus precedeu a fé e tornou-a possível. Esta é a razão decisiva por que alguns creram e outros não.

 

De modo semelhante, Jesus disse aos judeus: “Vós não credes porque não sois das minhas ovelhas” (João 10:26).

Observe atentamente: Jesus não disse: “Vós não sois minhas ovelhas porque não credes”. Quem são as ovelhas é algo que Deus resolve antes de chegarmos a crer. “Vós não credes porque não sois das minhas ovelhas”. Cremos porque somos as ovelhas eleitas de Deus, e não o contrário (Ver também João 8:47, 18:37).

 

Do livro: 5 Pontos

John Piper

Próximo post: Incondicionalidade em Romanos 9

 

faixa-spurgeon.jpg