Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Entenda a Palavra de Deus

Entenda a Palavra de Deus

Deus Soberano

Acredito que é o ego _ a ideia errada que o homem tem de si mesmo e da sua condição perante Deus, que o leva a desculpar o Criador quando coisas más acontecem!? Calma, eu explico:

_ Deus não faz o mal! Mas, eu creio (e não obrigo ninguém a crer como eu) que Ele usa até a maldade do homem para cumprir os Seus eternos propósitos. Só aqueles que se acham mais justos do que Deus, mais bondosos e mais misericordiosos do que Ele, isentam Deus das calamidades que se abatem sobre o mundo. Como se Ele estivesse distraído, ou a dormir, quando homens maus fazem coisas más, ou quando Tsunamis devastam populações inteiras… Se esse é o teu Deus, impotente para impedir o mal, pobre de ti! Qual é a tua segurança?

 

Ouve: “Ele envia as suas ordens à terra, e a sua palavra corre velozmente; dá neve com lã e espalha a geada como cinza. Ele arroja o seu gelo em migalhas: quem resiste ao seu frio? Manda a sua palavra e o derrete, faz soprar o vento, e as águas correm” (Salmos 147:15-18). Todas as mudanças nas condições climatéricas estão sujeitas ao Seu controle.

 

A Bíblia que eu leio, diz-me que o Deus que ela me revela é SOBERANO sobre tudo, e reina sobre toda a terra hoje e sempre. Não consigo conceber que o diabo (um ser criado), e não Deus, reine sobre a criação ou faça algo sem a Sua permissão. Sabemos que o mundo jaz no maligno e que o diabo ainda está solto, mas, também devíamos saber que o plano de Deus para a humanidade não pode ser frustrado e que tudo o que acontece, em todas as áreas e a todos os níveis, não O apanha desprevenido nem frustra o Seu plano para a humanidade. Se realmente cremos naquilo que Ele nos declara na Sua Palavra, não podemos duvidar disto.

 

Vez, após vez, lemos que Deus está no trono do Universo, que o ceptro está nas Suas mãos e que Ele dirige todas as coisas “conforme o conselho da sua vontade”. Deus não apenas criou todas as coisas, como reina e domina sobre todas as obras das Suas mãos. CUIDADO, quando colocamos em causa a criação conforme Génesis a revela, fatalmente, tiramos ao Criador o domínio sobre ela. As Escrituras afirmam que Deus é o Todo-Poderoso, que a Sua vontade é irreversível, que Ele é o soberano absoluto em cada recanto dos Seus domínios _ em todo o Universo. Na verdade: “tudo quanto aprouve ao Senhor, ele o fez, nos céus, na terra e em todos os abismos” (Salmos 135:6)

 

“No céu está o nossos Deus, e tudo faz como lhe agrada” (Salmos 115:3)

Não há alternativa: ou Deus governa, ou é governado; ou Ele domina, ou é dominado;  ou Ele reina, ou é subordinado; ou Ele cumpre sempre a Sua vontade, ou os homens cumprem a deles; ou Ele é o “Altíssimo” Soberano Rei dos reis, revestido de poder ilimitado e de perfeita sabedoria, ou não é o Deus revelado nas Escrituras; ou Ele é Deus de facto, ou é-O só de nome.

 

Não há dúvidas que estamos próximo da maior crise mundial de todos os tempos e, em todo o lugar, há pessoas que estão alarmadas. Mas Deus não! Ele nunca foi surpreendido pelos acontecimentos porque: “Faz todas as coisas conforme o conselho da Sua vontade” (Efésios 1:11). Embora o mundo esteja mergulhado no caos e muitos estejam em pânico, a Palavra para o cristão é: “Não temas!” “Todas as coisas” estão sob o controle de Deus, “todas as coisas” acontecem segundo o Seu eterno propósito, por isso é que Paulo nos ensinou: “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Romanos 8:25).

 

_ Será que acreditas que Deus é um mero espectador distante que não interfere directamente nos assuntos da terra?

Claro que o homem tem vontade, mas Deus também tem. O homem tem poder? _Sim! Mas, Deus é Todo-Poderoso. O homem é uma mera criatura, Deus é o Criador. Acreditas mesmo que, sendo Deus infinito em poder e nós meros mortais, o propósito e os planos d’Ele  podem ser impedidos pelas criaturas criadas pelas Suas próprias mãos? Ele é o Oleiro, nós o barro.

 

_ Ok! É verdade que os mistérios nos cercam por todos os lados! Há muitas coisas para as quais não temos explicação lógica para a mente humana. Mas, como cristãos, sabemos (ou deveríamos saber) que Deus está no controle de tudo!

Ao abrirmos a Bíblia e sermos instruídos por ela, descobrimos um princípio que devemos aplicar a todo e qualquer problema: nunca devemos começar pelo homem para depois avançar até Deus, devemos começar sempre pelo Senhor e descer até ao homem _ “No princípio… Deus”.

Se olhares para o mundo tal como está,  e raciocinares a partir do que os teus olhos vêm até chegar a Deus, tudo te mostrará que Deus não tem nenhuma ligação com o mundo. Mas, tenta começar por Deus, e, lentamente, desce até ao mundo… Estás a ver a luz?

 

_Porque Deus é santo, a Sua ira arde contra o pecado; porque Ele é justo, os seus juízos caem sobre os que se rebelam contra Ele; porque Ele é fiel, as ameaças contidas na Sua Palavra cumprem-se; e, porque Ele é omnipotente, ninguém Lhe poderá resistir, e muito menos, subverter o Seu conselho. Porque Deus é omnisciente, não há nenhum problema que O possa vencer, ninguém O pode frustrar. Já pensaste que é exactamente porque Deus é justo, santo e bom, que a terra se encontra num estado tão lastimável? Já pensaste que tudo o que acontece, é o cumprimento dos Seus juízos?

Diante da Sua justiça perfeita e da Sua santidade imaculada, será que podemos esperar algo diferente daquilo que vemos acontecer num mundo que não honra o seu Criador, e que Lhe desobedece ostensivamente?

 

Deus está no trono, Ele reina e, o salário do pecado continua a ser a morte! "Mas", e é pela Sua imensa misericórdia que ainda há um “mas”: “o dom gratuito de Deus, é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos 6:23)

 

Texto baseado no livro:

DEUS_É_SOBERANO__08508_zoom.jpg