Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Entenda a Palavra de Deus

Entenda a Palavra de Deus

"Deus Só Usa Quem Quer Ser Usado!" _ Falso!

Até fico arrepiada quando ouço: "Irmão, Deus só te usa se tu deixares, se tu quiseres!" ou: "Deus não faz nada que tu não queiras. Não somos robots!"

Ok! Não somos robots, é verdade até porque robots não são seres vivos! Mas eu não me importo nada de ser uma marionete nas mãos de Deus. Sabem porquê? Porque enquanto fui marionete do meu livre arbítrio estive morta.

Depois, ao ler a Bíblia, tenho muita, mas mesmo muita dificuldade em entender onde é que se vão buscar estes chavões. Vou dar apenas 3 exemplos de como Deus usa quem Ele quer, como Ele quer e quando Ele quer:

1º _ Moisés.

Deus tinha uma missão para Moisés, então falou com ele: "Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó [...] Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores. Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios [...] Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito." (Êxodo 3:6-8,10)

Mas, não me parece que Moisés quisesse ir: "Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?" (v.11)

Deus respondeu-lhe: "Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte." (v 12)

Moisés obedeceu? Mostrou-se disponível? Parece que não: "Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?" (v 13)

Se acompanharem a conversa entre Deus e Moisés, em Êxodo 3:4 a 4:13, perceberão, tal como eu percebi, que Moisés não estava disponível e não queria ir! Mas, Deus tinha escolhido Moisés para libertar o povo do Egipto e, não desistiu do Seu plano só porque Moisés estava a arranjar todo o tipo de desculpas para não ir... Deus não escolheu outro, visto que Moisés não se mostrou disponível. Não! Então, o que aconteceu?

"Então se acendeu a ira do Senhor contra Moisés, e disse: [...] Toma, pois, esta vara na tua mão, com que farás os sinais. [...] Então dirás a Faraó: Assim diz o Senhor:" (4:14,17,22) E Moisés foi, ou não foi?

 

2º _ Jonas

Deus escolheu Jonas e mandou-o ir para Niníve: "E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença." (Jonas 1:1-2)

E Jonas, mostrou toda a sua disponibilidade para fazer o que Deus lhe ordenava: "Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do Senhor para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor." (v 3)

Ups!!! Não me parece! Jonas fugiu da presença de Deus e, usando o seu livre arbítrio, meteu-se num navio que ia para longe da presença do Senhor. E pronto, segundo os pregadores modernos, Deus desistiu de usar Jonas porque ele não queria ser usado e escolheu outro! Foi isso que aconteceu? Vamos confirmar:

"Mas o Senhor mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se. [...] E levantaram a Jonas, e o lançaram ao mar, e cessou o mar da sua fúria. [...] Preparou, pois, o Senhor um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe." (v.4,15,17) Aqui, Jonas temeu pela sua vida e clamou ao Senhor! _ Leiam a oração de Jonas 2:1-9.

Então, Deus compadeceu-se de Jonas e fez a sua vontade, escolhendo outro para ir no seu lugar! Sim? Acho que não:

"E veio a palavra do SENHOR segunda vez a Jonas, dizendo: Levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive, e prega contra ela a mensagem que eu te digo. E levantou-se Jonas, e foi a Nínive, segundo a palavra do Senhor." (Jonas 3:1-3)

Pois é! Parece que Deus, na Sua soberania, para cumprir os seus propósitos, violou o livre arbítrio de Jonas, usando-o sem ele querer! Seria Jonas o robot que muitos dizem não ser?

 

3º _ Paulo

 

Saulo de Tarso! Eis aqui alguém que decidiu seguir a Cristo quando ouviu o evangelho! Será?

"E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote.
E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns deste Caminho, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém." (Atos 9:1-2)

Mas, quando ia a caminho de Damasco, usando o seu livre arbítrio, arrependeu-se e rendeu-se a Cristo! Deus não violou a vontade dele nem agiu para o salvar sem ele querer, certo? Vamos lá ver:

"E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer." (Atos 9:3-6)

Pronto! Lá se vão os chavões! Paulo caiu do cavalo e Deus salvou-o sem que ele sequer tivesse hipótese de escolher! Sabem porquê? Paulo sabia:

"Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, não consultei a carne nem o sangue [livre arbítrio]," (Gálatas 1:15-16)

E não me parece que tenha atribuído ao seu livre arbítrio, ou à sua vontade, o cumprimento do plano que Deus tinha para a vida dele desde o ventre da sua mãe!

 

Vamos parar de usar chavões como se  fôssemos nós os soberanos e não Deus!

 

Deus é soberano.jpg