Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Entenda a Palavra de Deus

Entenda a Palavra de Deus

As Obras de Deus...

 

Não lutamos a luta da fé sozinhos, e a nossa segurança está alicerçada no amor soberano de Deus, que realiza o que nos chamou a fazer. Os textos seguintes são todos expressões da nova aliança que considerámos no capítulo 5. Jesus comprou para nós todas as promessas de Deus quando derramou o Seu sangue:

 

"Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós." Lucas 22:20

"Porque todas quantas promessas há de Deus, são nele sim, e por ele o Amém, para glória de Deus por nós." 2 Coríntios 1:20

 

Uma das mais preciosas de todas as promessas relaciona a nova aliança ao compromisso absoluto de Deus em fazer-nos perseverar:

 

"E farei com eles uma aliança eterna de não me desviar de fazer-lhes o bem; e porei o meu temor nos seus corações, para que nunca se apartem de mim." Jeremias 32:40

 

Esta promessa reaparece em muitas expressões maravilhosas no Novo Testamento:

 

"Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo," 1 Pedro 1:5

 

"Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória,
Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém." Judas 1:24,25

 

"E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará." 1 Tessalonicenses 5:23,24

 

"Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;" Filipenses 1:6

 

"O qual vos confirmará também até ao fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor." 1 Coríntios 1:8,9

 

"Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas, vos aperfeiçoe em toda a boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em vós o que perante ele é agradável por Cristo Jesus, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém" Hebreus 13:20,21

 

Às vezes, pergunto às pessoas: porque é que você crê que acordará como um cristão amanhã de manhã? Porque é que você acha que terá a fé salvadora quando acordar amanhã? Pergunto isto para testar o tipo de opinião da pessoas quanto à perseverança. A resposta bíblica não é: sei que escolherei crer amanhã de manhã. Estou comprometido com Jesus. _ Essa é uma confiança muito frágil.

A resposta encontra-se em todos estes textos. Deus é fiel. Deus agirá em mim. Deus guardar-me-á. Deus completará a Sua obra até ao fim. A resposta é o agir contínuo de Deus e não o meu compromisso constante. Quando faço esta pergunta, estou a sondar se a pessoa tem a opinião de que a segurança eterna é como uma vacina. Recebemos a vacina quando fomos convertidos e não podemos mais pegar a doença da incredulidade. Essa é uma analogia enganadora porque subentende que o processo de preservação é automático, sem a obra contínua do grande médico. A perseverança não é como uma vacina, e sim como um programa de terapia vitalício em que o grande Médico nos acompanha durante todo o tratamento. Ele nunca nos abandonará (Hebreus 13:5). Essa é a maneira de perseverarmos. É a maneira pela qual temos segurança.

 

Do livro 5 Pontos

John Piper

Próximo post: Portanto, devemos ser zelosos em confirmar a nossa vocação e eleição.

 

Perseveranca dos santos.jpg