Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Entenda a Palavra de Deus

Entenda a Palavra de Deus

As Escrituras e o Pecado - Introdução

Há  razões muito sérias para crermos que grande parte da leitura e do estudo  bíblicos, nestes últimos poucos anos, não tem sido de grande proveito  para aqueles que se têm ocupado disso. E vamos mais longe; pois tememos  que, em muitos casos, isso tem sido mais uma maldição do  que uma bênção.

Estamos perfeitamente conscientes de que esta é uma  linguagem dura, mas não mais forte do que o caso exige.

Os dons divinos  podem ser sujeitados a um uso errado, e as misericórdias divinas podem ser  alvo de abusos. Que assim tem sido, naquilo que aqui salientamos, é  evidente através dos frutos produzidos.

Até mesmo o homem natural  pode (e com frequência o faz) atirar-se ao estudo das Escrituras com o  mesmo entusiasmo e prazer que faria se estudasse as ciências. Quando  assim faz, aumenta o seu rol de conhecimentos, mas também aumenta o  seu orgulho. Tal como o químico atarefado em fazer experiências  interessantes, o pesquisador intelectual da Palavra é invadido de  satisfação ao fazer ali alguma descoberta; mas a alegria deste último  não é mais espiritual do que a alegria daquele primeiro.

Outrossim,  tal como os sucessos de um químico geralmente acentuam o seu senso de  importância própria, levando-o a olhar com desdém para outros, que sejam  mais ignorantes que ele mesmo, assim também, desafortunadamente, dá-se  no caso daqueles que investigam a numerologia, a tipologia, a profecia  bíblica e outros temas dessa natureza.

O estudo da Palavra de Deus  pode ser levado a efeito com base em vários motivos.

Alguns lêem-na a  fim de satisfazerem seu orgulho literário. Em certos círculos tornou-se  algo respeitável e popular a obtenção de um conhecimento geral do  conteúdo da Bíblia, simplesmente por ser considerado como defeito de  educação a ignorância dela.

Outros lêem a Bíblia para satisfazer seu  senso de curiosidade, como o fariam com qualquer outro livro famoso. 

Outros ainda lêem-na para satisfazer o seu orgulho sectarista. Esses  consideram um dever estarem bem familiarizados com as crenças particulares  de sua própria denominação, pelo que também buscam ansiosamente textos  de prova que dão apoio ao que eles chamam de "nossas doutrinas".

Ainda  há aqueles que lêem a Bíblia com a finalidade de argumentar com êxito  com aqueles que discordam das suas opiniões.

Em toda essa actividade,  entretanto, não há qualquer pensamento acerca de Deus, não há qualquer  anelo pela edificação espiritual, e, portanto, não há qualquer beneficio  real para a alma.

_ Assim sendo, de que maneira nos podemos  beneficiar da Bíblia? A passagem de 2 Timóteo 3:16,17 não nos fornece uma resposta clara para essa pergunta? Lemos ali:

 

"Toda Escritura é  inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a  correcção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja  perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra."

 

Observemos o  que aqui é omitido: as Sagradas Escrituras não nos foram dadas a fim de  satisfazer nossa curiosidade intelectual e nem nossas especulações  carnais, e sim  para habilitar-nos para toda boa obra, e isso mediante o  ensino, a reprovação e a correcção. Envidaremos esforços por ampliar  isso com a ajuda de outros trechos bíblicos.

 

A. W. Pink

Livro: Enriquecendo-se Com a Bíblia, Ed. Fiel, 1979.

No post seguinte veremos como: "O indivíduo se  beneficia espiritualmente quando a Palavra o convence de pecado."