Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Entenda a Palavra de Deus

Entenda a Palavra de Deus

A Obra de Deus em Trazer-nos à Fé

Isto é o que Paulo ensinou em Romanos 9:14-18, que levaria o seu oponente dizer: “De que se queixa ele ainda? Pois quem jamais resistiu à sua vontade?” Ao que Paulo respondeu: “Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objecto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra?” (Romanos 9:20-21).

 

Mais especificamente, a graça irresistível refere-se à obra soberana de Deus em vencer a rebelião do nosso coração e trazer-nos à fé em Cristo, para que sejamos salvos. Se a doutrina da depravação total, como explicámos antes, é verdadeira, não pode haver salvação sem a realidade da graça irresistível. Se estamos mortos em delitos e pecados, sendo por isso incapazes de nos submetermos a Deus por causa da nossa natureza rebelde, jamais creremos em Cristo, se Deus não vencer a nossa rebelião.

 

Alguém pode dizer: «Sim, o Espírito Santo tem que nos atrair a Deus, mas podemos usar a nossa liberdade para Lhe resistir ou para O aceitar». Todavia, isso não é o que a Bíblia ensina. Se não houver uma acção contínua da graça salvadora, usaremos sempre a nossa liberdade para resistir a Deus. È isso que significa ser “incapaz de se submeter a Deus”.

 

“O pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus” (Romanos 8:7-8).

 

Se uma pessoa se torna humilde ao ponto de se submeter a Deus, isso acontece porque Deus lhe deu uma nova natureza, humilde. Se uma pessoa permanece tão endurecida de coração e orgulhosa que não se submete a Deus, isso acontece porque Deus não lhe deu tal disposição de espírito. Mas, para vermos isso mais persuasivamente, devemos examinar as Escrituras.

 

Do Livro: 5 Pontos

John Piper

 

Próximo Post: Se O Pai Não o Trouxer