Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Entenda a Palavra de Deus

Entenda a Palavra de Deus

A Obediência que Evidencia a Renovação Interior Realizada por Deus, é Necessária para a Salvação Final

 

 
Isto não significa que Deus exige perfeição. Filipenses 3:12 deixa claro que o Novo Testamento não sustenta a exigência de que aqueles que são justificados em Cristo Jesus pela fé sejam impecavelmente perfeitos.
 
"Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus" (ver também 1 João 1:8-10 e Mateus 6:12).
 
Todavia, o Novo Testamento exige que sejamos moralmente diferentes e andemos em novidade de vida. Por exemplo:

"Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor" (Hebreus 12:14).

"Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis" (Romanos 8:13).

"Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam" (Gálatas 19:21, ver também Efésios 5:5 e 1 Coríntios 6:10).

"E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele. Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou." (1 João 2:3-6; ver também 1 João 3:4-10,14; 4:20)

"Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;" (João 8:31; ver também Lucas 10:28; Mateus 6:14-15; 18:35; Génesis 18:19; 22:16-17; 26:4-5; 2 Timóteo 2:19).

Novamente, deve haver cautela para que ninguém entenda estas passagens no sentido do perfeccionismo. A Primeira Epístola de João foi escrita para nos ajudar a manter o nosso equilíbrio bíblico neste assunto. Por um lado, ela diz:
 
"Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática do pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus" (1 João 3:9).
 
Entretanto, por outro lado, ela diz: "Se dissermos que não temos [não "tivemos", mas temos] pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós" (1 João 1:8) e, "Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos um Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo" (1 João 2:1).
 
A perseverança dos santos não é a garantia da perfeição e sim de que Deus nos manterá combatendo o combate da fé, para que odiemos o nosso pecado e nunca façamos paz duradoura com ele.

No próximo post: Os Eleitos de Deus não Podem Perder-se