Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Entenda a Palavra de Deus

Entenda a Palavra de Deus

A Nossa Rebelião Contra Deus é Total

Sem a graça de Deus, não há nenhum prazer na santidade de Deus e não há nenhuma submissão prazerosa à Sua autoridade soberana.

É claro que homens totalmente depravados podem ser muito religiosos e muito filantrópicos. Podem orar, dar esmolas e jejuar, como Jesus disse (Mateus 6:1-18). Mas, a religião deles é rebelião contra os direitos do seus Criador, se não proceder de um coração confiante, como o de uma criança, na graça gratuita de Deus. A religião é um dos principais meios pelos quais o homem oculta a sua indisposição de abandonar a autoconfiança e de depositar todas as suas esperanças ma misericórdia imerecida de Deus (Lucas 18:9-14; Colossenses 2:20-23).

A nossa rebelião, na sua totalidade, é vista em Romanos 3:9-11 e 18: “Já temos demonstrado que todos, tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado; como está escrito: Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus […] Não há temor de Deus diante dos seus olhos”. Toda a busca que honra a Deus é um dom de Deus. Não se deve à nossa bondade natural. É uma ilustração do acto de Deus em vencer misericordiosamente a nossa resistência natural contra Ele.

 

O homem natural não busca a Deus

 

O facto de o homem no seu estado natural busca genuinamente a Deus é um mito. Os homens buscam realmente a Deus, mas eles não O buscam por causa do que Ele é. Os homens buscam a Deus, se necessário, como alguém que os possa guardar da morte ou aumentar os seus prazeres mundanos. Sem a conversão, ninguém vem para a luz de Deus.

Alguns vêm para a luz. Mas ouça o que João 3:20-21 nos diz sobre eles: "Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para  a luz, a fim de não serem arguidas as suas obras, Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus”. Sim, há aqueles que vêm para  a luz _ ou seja, aqueles cujas obras são a obra de Deus. “Feitas em (ou por) Deus” significa operadas por Deus. Sem esta obra graciosa de Deus, todos os homens odeiam a luz de Deus e não se achegarão a Ele, para que a sua maldade não seja exposta _ isto é rebelião total.

 

“Não há quem busque a Deus… Não há temor de Deus diante dos seus olhos.”

 

Amanhã: Na sua rebelião total, tudo o que o homem faz é pecado.

Do Livro: 5 Pontos

John Piper