Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Entenda a Palavra de Deus

Entenda a Palavra de Deus

A nossa fé prevalecerá até ao fim se realmente somos salvos - 2ª parte

As oito teses seguintes, são o resumo desta doutrina crucial.

 

  1. A nossa fé prevalecerá até ao fim se realmente somos salvos.

Isto significa que o evangelho é o instrumento de Deus na perseveração da fé, bem como o instrumento que gera a fé. Não agimos com um tipo de indiferença arrogante para com a chamada à perseverança apenas porque uma pessoa professou a fé em Cristo, como se pudéssemos, baseados na nossa perspectiva, ter a certeza de que agora ela está além do alcance do Maligno. Há um combate da fé a ser realizado. Os eleitos realizarão esse combate. E, por meio da graça soberana de Deus, eles vencerão. Temos de permanecer na fé até ao fim, se é que somos salvos.

 

Em 1 Coríntios 12:1-2, Paulo mostra a necessidade de perseverança: “Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual ainda perseverais; por ele também sois salvos, se retiverdes a palavra como vo-la preguei, a menos que tenhais crido em vão”, Este “se retiverdes” mostra que há um falso começo na vida cristã. Jesus contou a parábola dos solos para advertir contra esses tipos de falso começo:

 

"O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende; e o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;" Mateus 13:20-22

 

 Em outras palavras, como  Paulo diz em 1 Coríntios 15:2, há um “crer em vão” _ que significa um falso crer, um vir a Cristo por razões que não incluem amor por Sua glória e ódio ao pecado. Paulo diz: a evidência da genuidade da nossa fé é o facto de que retemos a Palavra _ de que perseveramos. De modo semelhante, Paulo diz em Colossenses 1:21-23:

 

"A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis, se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro." Colossenses 1:21-23

 

E, outra vez, em Timóteo 2:11-12: “Fiel é esta palavra: Se já morremos com ele, também viveremos com ele; se perseverarmos, também com ele reinaremos”.

Nestas palavras, Paulo está a seguir o ensino de Jesus. Jesus disse: “Aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo” (Marcos 13:13). E, depois da sua ressurreição, Jesus disse às sete igrejas de Apocalipse: “Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida” (Apocalipse 2:10, cf. 2:17; 25-26; 3:5, 1-12,21). Isto é o que pretendemos dizer quando falamos em necessidade de perseverança _ a afirmação de que temos de perseverar.

 

Continua: