Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Entenda a Palavra de Deus



Quarta-feira, 03.04.13

SÓ OS ESCOLHIDOS SERÃO SALVOS _ C. H. Spurgeon

Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.Mateus 22:14

 

A vida eterna é dada a todos aqueles que a buscarem! Nunca nenhum homem veio a Cristo em busca da vida eterna, legal e espiritual, e ficou sem a receber. E, foi-lhe manifestado que a tinha recebido logo após ter vindo. Vamos considerar um ou dois textos:

"Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles." (Hebreus 7:25). Todo o homem que se chega a Cristo, verá que Ele é capaz de o salvar e, não o salva apenas um pouco, libertando-o de um pecado, livrando-o de uma tribulação, carregando-o um pouco para logo o deixar caír _ mas Ele é capaz de o salvar de todos os seus pecados, de todas as tribulações, até ao mais profundo das suas tristezas e até ao extremo da sua existência. Cristo diz a todo aquele que vem a Ele: "Venha pobre pecador, não me pergunte se tenho poder para o salvar. Eu não lhe perguntarei quão longe foi em seus pecados; Eu posso salvá-lo completa e perfeitamente."

 

SÓ OS ESCOLHIDOS VIRÃO

Agora vejamos outros textos:  "Aquele que vem a mim (notem que as promessas são para os que vêm) de maneira nenhuma o lançarei fora." (João 6:37).

Todo o homem que vem a Cristo encontrará a porta aberta. Todo o homem que vem _ digo isto no mais amplo sentido _ descobrirá que Cristo tem misericórdia dele. A coisa mais absurda do mundo é querer um evangelho mais amplo do que aquele que está registado nas Escrituras. Eu proclamo que todo o homem que crê será salvo _ que todo o homem que vem encontra misericórdia. As pessoas perguntam-me: "mas, suponha que um homem venha sem ter sido escolhido, ele será salvo?" Amigo, você está a supor um absurdo... não lhe vou responder. Se um homem não for escolhido ele nunca virá. Quando ele vem é uma prova segura de que foi escolhido.

Outro diz: "Suponha que alguém vá a Cristo sem ter sido chamado pelo Espírito Santo". Páre meu amigo, essa é uma suposição que não tem o direito de fazer, porque tal coisa não pode acontecer. Você diz isso para me enredar, mas não o conseguirá. Eu afirmo: todo o homem que vem a Cristo será salvo. Eu posso dizer isso com toda a clareza possível. Não tenho um evangelho que exceda em estreiteza ao que você tem só que o meu evangelho está alicerçado sobre um fundamento sólido, ao passo que o seu está contruído sobre a podridão. Todo o homem que vem a Cristo será salvo, pois, nenhum homem virá a Ele  "se o Pai que me enviou o não trouxer" (João 6:44). No entanto alguém diz: "Suponha que todo o mundo viesse, Cristo o receberia?" Certamente! Se todos viessem; mas eles não virão. Todos os que vêm _ sim, mesmo que eles fossem tão maus como os demónios, ainda assim Cristo os receberia; se eles tivessem todos os pecados e imundícies derramados nos seus corações, como se fizessem parte de um esgoto comum ao mundo todo, Cristo os receberia.

 

EXPIAÇÃO UNIVERSAL, UMA MENTIRA

Há quem argumente: "Eu quero saber o que vai acontecer ao resto das pessoas. Posso sair e dizer-lhes: Jesus Cristo morreu por cada um de vocês?" Não. A única coisa que você pode dizer é que há vida para cada homem que vem; contudo, se disser que há vida para aqueles que não crêem, profere uma mentira perigosa. Se você lhes disser que Jesus Cristo foi punido pelos seus pecados e assim mesmo eles se perderão, você mente deliberadamente. Como pode pensar que Deus puniu a Cristo e depois os vai punir a eles? _ eu admiro seu atrevimento ao dizer isso! Um dia, um homem estava pregando e afirmou que havia harpas e coroas no céu para toda a sua congregação; ele terminou a pregação de forma muito solene: "Meus queridos amigos, muitos daqueles para quem estas coisas estão preparadas, não chegarão lá".

Aquela pregação foi tão lamentável que dá vontade de chorar... ele devia ter chorado _ deveria ter chorado elos anjos do céu e por todos os santos, porque isso estragaria completamente o céu para eles.

Meus irmãos, quando vocês se reunirem no Natal, se perderam vosso irmão Davi, e o seu lugar está vazio, vocês podem dizer: "Bem, nós sempre desfrutámos do Natal, mas agora há um vazio _ Dvi está morto e sepultado!" Agora, pensem nos anjos dizendo: "Ah, este é um céu maravilhoso, mas não gostamos de ver todas estas coroas com teias de aranha! Não podemos suportar essa rua desabitada nem podemos olhar para esses tronos vazios!" Imagine-os, ao anjos, pobrezinhos, a flar uns com os outros: "Nenhum de nós está a salvo aqui, pois a promessa foi _ "Eu dou às minhas ovelhas a vida eterna", e há muitas delas no inferno, essas ovelhas, pelas quais Cristo derramou o Seu sangue, estão queimando no abismo e, se elas podem ser mandadas para lá, Ele também pode mandar-nos a nós. Se não podemos confiar numa promessa, também não podemos confiar noutra". Se isto acontecesse, o céu perderia o seu fundamento e cairia. Acabem com esse evangelho sem sentido!

Deus deu-nos um evangelho seguro é sólido, construído sobre as promessas e realcionamentos da aliança, com propósitos eternos e cumprimentos seguros.

 

NENHUM HOMEM DESEJA VIR

Por natureza, nenhum homem quer vir a Cristo. O texto diz: "E não quereis vir a mim para terdes vida." João 5:40. Eu afirmo, sob a autoridade das Escrituras, que o homen natural não quer vir a Cristo para ter vida. Eu digo-vos: poderia pregar-vos toda a vida e tomar emprestado a eloquência de Demóstenes ou de Cícero, mas vocês não desejariam vir a Cristo. Poderia implorar-vos de joelhos, com lágrimas nos olhos, mostrar-vos os horrores do inferno e o gozo do céu, como também expôr a vossa condição de perdidos e a suficiência de Cristo, porém nenhum de vocês viria a Cristo por vontade própria, a não ser que o Espírito Santo vos atraísse. A verdade que as Escrituras nos revela é que: Todos os homens, em sua condição natural, não virão a Cristo.

Parece que ouço alguns faladores insistindo: "Mas, eles não poderiam vir se quisessem?" Meu amigo, respondo-lhe noutra ocasião. A questão, no momento, não é essa. Estou falando sobre eles quererem, não sobre eles poderem. Note que, quando se fala de livre-arbítrio, o pobre arminiano, imediatamente começa a falar de poder, e mistura dois assuntos que devem ser mantidos separados. Poderemos falar sobre este texto: "Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer", noutra ocasião. Agora estamos a falar sobre a vontade. É certo que o homem natural não virá a Cristo para que tenha vida.

Podemos provar isso com muitos textos das Escrituras, porém usaremos uma parábola. Lembram-se daquela parábola na qual um certo rei deu uma festa para seu filho, e convidou muitos para a festa; os bois e os cevados foram mortos, e ele enviou seus mensageiros a chamar muitos para a ceia. Eles foram à festa? Não, não foram. Todos eles, a uma só voz, começaram a desculpar-se. Um disse que se tinha casado, portanto não poderia ir. O que o impediria de levar a esposa consigo? Outro tinha comprado uma junta de bois, e ia experimentá-los; mas... a festa era à noite, iria ele experimentar os bois no escuro? Outro tinha comprado um pedaço de terra e queria ir vêla; mas eu não acredito que a fosse ver com uma lanterna. Como vemos, todos apresentaram desculpas e não quiseram ir. Bem, o rei estava determinado a realizar a festa; portanto disse: "Vai às ruas e becos e convida-os _ espera! Não os convides _ obriga-os a entrar", pois mesmo os pobres das ruas nunca teriam ido a não ser que fossem compelidos.

Examinemos outra parábola: Um certo homem tinha uma vinha; no tempo determinado enviou um dos seus servos para receber o que lhe cabia do aforamento. O que é que lhe fizeram? Espancaram aquele servo. Ele enviou outro e apedrejaram-no. Enviou ainda outro e mataram-no. Por último ele disse: "Eu vou enviar-lhes o meu filho, eles ter-lhe-ão respeito." Mas, o que foi que lhe fizeram? Disseram: "Este é o herdeiro; vinde matemo-lo e apoderemo-nos da sua herança." e assim fizeram.

É assim com todos os homens, por causa da sua natureza. O Filho de Deus veio: no entanto, os homens rejeitaram-nO.

"Não quereis vir a mim para terdes vida."

 

Fonte: http://www.charleshaddonspurgeon.com/2010/06/somente-os-escolhidos-virao-c-h.html

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Maria Helena às 16:24



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Abril 2013

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930